Um Intelectual no Principado Romano (Séc. I d.C.): uma análise da trajetória de Plutarco de Queroneia pela perspectiva do papel dos Intelectuais

Francisco Rocha Silva

Resumo

Este artigo propõe uma análise sobre a atuação política do autor grego Plutarco de Queronéia que viveu sob a égide do governo Romano (séc. I d.C.). Entendemos Plutarco como um homem do universo político por trazer em seus escritos um vasto arcabouço de representações de líderes ideais para o seu tempo. Em nossa interpretação, Plutarco exercia uma relativa autonomia frente à ordem vigente do mundo social a qual estava inserido e por isso seu papel extrapola a dimensão de um intermediador cultural, se apresentando como um poderoso porta-voz de anseios políticos. Baseados nessa hipótese é que pretendemos vislumbrar a capacidade de influência e articulação do personagem no campo político de sua época a partir da operacionalização do conceito clássico de Intelectuais contido em Norberto Bobbio. Neste artigo ressaltamos que daremos enfoque para o conjunto de biografias escritas pelo autor beócio, conhecidas como Vidas Paralelas, em específico a fonte de nossa pesquisa, a obra: Vida de Alexandre. A justificativa de seleção documental reside no fato de que em nossa concepção Plutarco utilizou-se da figura de Alexandre para propor um modelo de "líder ideal" para a conjuntura política de sua época, a saber, o Principado Romano.

Palavras-chave

Principado; Intelectual; Plutarco

Texto completo:

PDF

Referências

Bibliografia

Fontes:

PLUTARCO. Vidas Paralelas. São Paulo: Paumape, 1992.

PLUTARCO. Alexandre o Grande. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 2004.

Bibliografia geral:

ARAÚJO, Sonia Regina R. de; ROSA, Claudia Beltrão da; JOLY, Fábio Duarte (Org).

Intelectuais, poder e política na Roma Antiga. Rio de Janeiro: Nau, 2010.

BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder. São Paulo: Unesp, 1997.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

FUNARI, Pedro Paulo Introdução a Plutarco. In PLUTARCO,SUETÔNIO. Vidas de César.

Tradução e notas de Antônio da Silveira Mendonça e Ísis Borges da Fonseca. São

Paulo: Estação Liberdade, 2007, p. 131 – 135.

JOSÉ, Natália Frazão. A construção da imagem do imperador Augusto nas obras de Veléio Patérculo, Plutarco e Suetonio. 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Franca, 2011.

LIPAROTTI, Renan Marques. Estudo Introdutório. In: PLUTARCO. A Fortuna e a Virtude de Alexandre Magno. Coimbra: Annablume Editora, 2017, p. 9-31.

PAPA, Amália Helena. A Autoafirmação de um Bispo: Gregório de Nissa e sua visão condenatória aos Eunomianos (360-394 D.C.). 2014. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Franca, 2014.

PEREIRA, Laurindo Mekie. OS INTELECTUAIS E SEUS DILEMAS: uma análise sobre a intervenção de António Sérgio e Gilberto Freyre no debate político luso-brasileiro. ANAIS do X Simpósio Estado e Poder: Estado Ampliado • 2018 • p.64-77.

SILVA, M.A.O. Plutarco Historiador: uma análise das biografias espartanas. São Paulo: Editora EDUSP, 2006.

______. Plutarco e a Segunda Sofística. Revista Classica • 2006 • p.257-264, Universidade de São Paulo, Brasil.

SILVA, Semíramis Corsi. O Império Romano do sofista grego Filóstrato nas viagens da vida de Apolônio de Tiana. 2014. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Franca, 2014.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René (Org.). Por uma

história política. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009, p. 231-270.

SOUZA, Dominique Monge Rodrigues; TAVARES, André Luiz Cruz. Intelectualidade, culturas políticas e as representações do poder senatorial na Roma Antiga. In: CARVALHO, Margarida Maria de; FUNARI, Pedro Paulo, JOSÉ, Natália Frazão (Orgs). Diversidades Epistemológicas. Curitiba: Ed: Prismas, 2017, p. 103 – 132.

SWAIN, S. Plutarch’s Moral Program. In Plutarch’s Advice to the Bride and Groom

and a consolation to his wife. Oxford: University Press, 1991, p. 85-96.

ZIEGLER, Vanessa. Plutarco e a formação do governante ideal no principado Romano uma analise da biografia de Alexandre. Dissertação (Mestrado em História) Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2009.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud