Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Parajás?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todas as diretrizes a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 


A Revista Parajás publica APENAS artigos inéditos. Artigos já publicados ou encaminhados a outro periódico serão desconsiderados.

 

Os artigos devem ser digitados no Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito e formatados em folha tamanho A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas e margens de 2,5 cm de cada lado. Os títulos (tópicos) do corpo do texto devem ser escritos em caixa alta. O texto deve ser justificado e a primeira linha dos paragrafos deve apresentar um afastamento de 1,25 cm.

 

O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word (doc) e no modelo do template disponível abaixo. Ele deverá estar SEM identificação dos autores no corpo do texto. Essas informações devem estar somente no cadastro dos autores no sistema da Revista Parajás.

O modelo em template a ser enviado para análise encontra-se disponível aqui. Serão rejeitados TODOS os artigos submetidos que não se utilizarem do modelo disponível acima.

O artigo precisa vir com toda a formatação, incluindo cabeçalho e rodapé, tal como consta no modelo. Também deverão ser observadas as orientações para citações, referências e elaboração do resumo e introdução.

 

Os trabalhos assinados exprimem conceitos de responsabilidade dos seus autores, coincidentes ou não com os pontos de vista do Conselho Editorial da Revista, cabendo-lhes, também, a responsabilidade pelo cumprimento das normas técnicas e por suas opções metodológicas.


Atualmente, a Revista está aberta para submissão de textos que contem com, ao menos, um autor com mestrado e/ou doutorado. A ordem de apresentação, independentemente do título de cada coautor, seguirá o critério da ordem alfabética.

O periódico não prioriza artigos de graduandos, graduados e mestrandos.


Os nomes e dados de todos os autores deverão ser informados no sistema da revista no ato de submissão inicial do artigo, não podendo ser incluídos a posteriori os autores que não foram mencionados no momento oportuno.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a revista.


Ao enviar o seu artigo, o autor demonstra estar ciente dos prazos adotados pela Revista Parajás: 

  • após o recebimento do artigo, o prazo médio de análise preliminar (desk review) dos artigos submetidos é de ATÉ 12 meses;
  • uma vez averiguado que foram cumpridos os critérios exigidos pela Revista, o artigo serão encaminhados para os pareceristas ad hoc e o prazo de conclusão dessa fase de avaliação é de ATÉ 12 meses após o início da avaliação.

A Revista Parajás pede aos autores, durante o prazo descrito acima, que evitem entrar em contato exigindo informações. 

É importante ressaltar, porém, este é o prazo máximo de cada fase e que normalmente o processo tem duração menor.


Organização do texto (artigos originais, ensaios e relato de experiências):

TÍTULO : Apresentado em português e sua versão para o inglês. No caso de texto texto em Inglês ou espanhol, o título dever apresentado em língua portuguesa.

Resumo:  Deve possuir entre 150 e 250 palavras, escrito em um parágrafo único, justificado. Os currículos devem ser estruturados, destacando-se os objetivos, a metodologia, os resultados e as salvaguardas. O resumo não deve conter abreviações, nem citações. A palavra resumo deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha da palavra  Resumo .

Palavras-chave : Incluir de três a cinco palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo, separado entre si por ponto e vírgula.  A expressção-palavras-chave deve ser escrita em caixa baixa, em negrito, seguida de dois pontos.

Resumo e Palavras-chave:  Apresentar o resumo e as palavras-chave em inglês. Se o artigo para escrito em inglês ou espanhol, o resumo e as palavras-chave devem ser necessárias em inglês.

Corpo do artigo:  O corpo do artigo deve ser dividido nas indicações para cada modalidade. Antes das referências, os autores devem explicitar se o trabalho foi financiado, se é o resultado da dissertação de mestrado ou tese de doutorado. 

Tabelas e ilustrações:  As  tabelas devem  ser confeccionadas em programa compatível com o  Word for Windows , numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e os respectivos títulos em sua parte  superior . As tabelas são mencionadas no texto acompanhadas do seu respectivo número, podendo integrar o texto, ou entre parênteses no final da frase. Exemplo: Na tabela 1, observou-se ... ou (Tabela 1). Preferencialmente, não repetir em gráficos os dados de base em tabela.

As ilustrações (gráficos, desenhos e figuras) devem ser restritas à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos em sua parte  inferior . As normas para indicação das marcas no texto são obrigatórias para tabelas. É permitida a inclusão de, no máximo, cinco tabelas e / ou gráficos. Quando uma ilustração já foi publicada anteriormente, deve apresentar dados sobre a fonte (autor, dados e página) de onde foi consultada, abaixo do título e sua referência completa deve fazer parte da lista de referências.  

Citações:  As  citações diretas , de até três linhas, must be inseridas no texto, between aspas. Citações diretas de quatro linhas ou mais devem constituir paragrafos independentes digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte  Times New Roman , tamanho 11, sem aspas. A supressão de parte da citação direta deve ser indicada com colchetes e reticências: "[...]".

Referências: A seção referências bibliográficas deve conter, em ordem alfabética de sobrenome dos autores, como referencias feitas ao longo do artigo. Deverão ser seguidas as normas da ABNT para a apresentação dessas referências.

 

 
 
 
 
 
 
 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
     
     
     
     
     
     
     
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
     
     
     
     
     
     
     
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
     
     
     
     
     
     
     
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
     
     
     
     
     
     
     
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
     
     
     
     
     
     
     
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cegaforam seguidas.
     
     
     
     
     
     
     
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista Parajás se reserva o direito de efetuar, nos originais, mudanças de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Os autores, ao submeterem seus artigos, já está autorizado a declarar a publicação na Revista Parajás, caso afirmativo os artigos.

Os trabalhos publicados, o acervo intelectual da Revista Parajás, de modo que em todas as citações posteriores, deve ser consignada a fonte original de publicação, no caso da Revista Parajás.

A Comissão Editorial da Revista Parajás não se compromete a um devolver como colaborações recebidas.

 

Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.