Notícias

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO “EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA”

 

A) INFORMAÇÕES GERAIS:

A Revista Parajás (Qualis B3), do Instituto Parajás, informa que está recebendo artigos para publicação do dossiê temático “Educação, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”, que será publicado na segunda edição deste ano (v. 6, n. 1, 2023).

Os artigos – que deverão contar com pelo menos um dos autores com mestrado e/ou doutorado – deverão ser encaminhados, no sistema da Revista Parajás, até às 23h59 do dia 31 de outubro de 2023.

Só serão aceitos artigos submetidos por meio do sistema (site) da Revista Parajás e no template disponibilizado nas "diretrizes para autores" (os artigos devem estar de acordo com as diretrizes do periódico).

Dentro do sistema, os proponentes deverão marcar a opção “Dossiê Temático ‘Educação, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”.

O dossiê aceita artigos, ensaios e traduções. Todos os artigos submetidos serão avaliados no sistema de avaliação cega por pares.

 

B) ORGANIZADORES:

Alexandre do Nascimento: Professor e Pesquisador. Doutor em Serviço Social (UFRJ), Mestre em Educação (UERJ) e Graduado em Informática (Associação Brasileira de Ensino Universitário).

Jorge Luís R. dos Santos: Professor e Pesquisador. Doutor em Memória Social. Mestre em Educação (UNIRIO) e Graduado em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé).

 

C) PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERESSE DESTE DOSSIÊ:

Serão aceitos artigos preferencialmente nas seguintes áreas de investigação:

  1. Racismo, Antirracismo e Educação;
  2. História da Educação do Negro no Brasil;
  3. História Africana e Afro-Brasileira;
  4. Cultura Africana e Afro-Brasileira;
  5. Mitologias e Filosofias Africanas;
  6. Negritude e Sociedade;
  7. Desigualdades Raciais e Políticas de Ação Afirmativa;
  8. Intelectualidade Negra no Brasil;
  9. Representações do Negro no Brasil;
  10. Movimentos e Ativismos Negros;
  11. Religiosidades Africanas e Afro-Brasileiras.

 

D) CRONOGRAMA:

09/08 – Divulgação da chamada para artigos;

31/10 – Prazo final para envio dos artigos, ensaios e traduções;

15/12 – Publicação do Dossiê e evento online de lançamento do número (no Canal do Instituto Parajás no Youtube).


E) OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

O resultado será enviado aos proponentes através do sistema da Revista Parajás.

O link da revista é o seguinte: http://revista.institutoparajas.org/index.php/parajas/index

 
Publicado: 2023-08-09
 

ACOMPANHE A REVISTA PARAJAS ATRAVÉS DO SEU INSTAGRAM (@revistaparajas)

 

A Revista Parajás é ativa e mantém presença no Instagram para divulgar os artigos publicados, as chamadas para avaliadores/pareceristas, dossiês temáticos, artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiências, entre outros conteúdos relacionados. A equipe da revista está disponível para responder à comunidade acadêmica por meio de mensagens diretas no Instagram.

Para acompanhar a Revista Parajás no Instagram, basta acessar o perfil @revistaparajas (https://www.instagram.com/revistaparajas/). A equipe da revista convida todos os leitores, autores e avaliadores a interagirem e participarem ativamente no perfil do Instagram, proporcionando um ambiente de troca de informações e engajamento com a revista.

Ao seguir a Revista Parajás no Instagram, os interessados poderão ter acesso diário aos artigos publicados, além de ficarem atualizados sobre as chamadas para diferentes tipos de contribuições. Essa presença na plataforma do Instagram reforça o compromisso da revista em promover a disseminação do conhecimento acadêmico, facilitar a colaboração entre os pesquisadores e estabelecer um canal de comunicação direta com a comunidade acadêmica.

Os leitores, autores e avaliadores são encorajados a seguir a Revista Parajás no Instagram e aproveitar a oportunidade de interagir com a equipe da revista por meio de mensagens no direct. A equipe da Revista Parajás está ansiosa para receber a participação ativa de todos no perfil do Instagram e promover uma comunidade acadêmica engajada e colaborativa.

 
Publicado: 2023-07-09 Mais...
 

SOBRE AS DECLARAÇÕES PARA OS PARECERISTAS

 

Os pareceristas responsáveis pela avaliação de um ou mais artigos na Revista Parajás devem solicitar a declaração de parecerista enviando um e-mail para revistaparajas@gmail.com, assim que concluírem a avaliação no sistema do periódico.

No e-mail, o parecerista deve fornecer seu nome completo e mencionar que realizou a avaliação no sistema da Revista Parajás, especificando o título do artigo avaliado e a data em que concluiu a avaliação e enviou o parecer.

Ao receber o e-mail, a equipe da Revista Parajás verificará no sistema se a avaliação foi efetivamente realizada, bem como todas as informações do parecerista registradas. Em seguida, será emitida a declaração de parecerista ad hoc.

A equipe da Revista Parajás se compromete a fornecer a declaração de parecerista o mais breve possível, reconhecendo o importante papel desempenhado pelos pareceristas no processo de avaliação acadêmica.

 
Publicado: 2023-02-03 Mais...
 

SOBRE A REVISTA PARAJÁS

 

"Parajás" são as deusas da Justiça na mitologia tupi-guarani. De olhos bem abertos - ao contrário de Thêmis, Diké ou Ivstitia -, está atenta à realidade política, jurídica, econômica e social brasileira. Sua consideração, portanto, excede à mera subsunção formal dos fatos às normas, levando em conta os valores sociais que habitam e permeiam esses mesmos fatos. E esse é o espírito da Revista Parajás: ser um canal interdisciplinar, democrático, crítico e pluralista para análise da realidade brasileira e de seus problemas à luz do ferramental holístico proporcionado pelas ciências sociais e humanidades, notadamente a Antropologia, a Ciência Política, o Direito, a Economia, a Geografia, a História, a Literatura, as Relações Internacionais e a Sociologia. Sua missão, destarte, é contribuir para com o debate da vida nacional, em seus mais amplos e variados aspectos.

Editada pelo Instituto Parajás, a Revista Parajás, com periodicidade semestral, representa um espaço de diálogo e de dialética acerca de temas abrangentes das áreas referidas, através da publicação periódica de artigos científicos. Destina-se à publicação de debates e difusão de produção acadêmica resultante de pesquisas científicas, ensaios, experiências profissionais e resenhas. É ao mesmo tempo um espaço para o intercâmbio de ideias produzidas em diversos contextos. Direciona-se a pesquisadores, pós-graduandos, juristas, economistas, cientistas políticos, historiadores e profissionais de áreas afins.

 
Publicado: 2022-03-10 Mais...
 

CHAMADA PARA PARECERISTAS AVALIADORES

 

A Revista Parajás, publicada com periodicidade semestral, disponível em versão eletrônica, convida pesquisadores doutores, doutorandos e mestres de todo o Brasil, bem como estrangeiros, a atuarem como PARECERISTAS dos artigos submetidos à avaliação e publicação no periódico.

Os interessados em avaliar artigos devem entrar em contato através do email: revistaparajas@gmail.com.

Para candidatar-se, o pesquisador deve indicar: a) sua titulação, o ano e a instituição em que foi obtida; b) instituição acadêmica a que está vinculado como professor, se for o caso; c) estado da federação em que atua; d) áreas de interesse; e) link do currículo lattes.

A atividade não é remunerada. Expede-se declaração.

 
Publicado: 2022-02-28 Mais...
 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA PARAJÁS

 

A Revista Parajás, publicação semestral, disponível em versão eletrônica, torna pública a chamada de artigos, ensaios, relatos de experiência, pareceres, comentários jurisprudenciais e legislativos e resenhas de obras bibliográficas, encaminhadas por colaboradores nacionais e estrangeiros para a periódico.

Os trabalhos acadêmicos encaminhados para publicação na Revista Parajás deverão observar as especificações técnicas indicadas nas “diretrizes para autores”.

O encaminhamento dos artigos, ensaios, relatos de experiência, pareceres, dos comentários jurisprudenciais e legislativos e das resenhas de obras bibliográficas autoriza automaticamente a sua publicação.

A Revista Parajás recebe artigos para submissão, avaliação e publicação em fluxo contínuo. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail: revistaparajas@gmail.com.

 
Publicado: 2022-03-02 Mais...
 
1 a 6 de 6 itens