A world wide web e hibiru: reflexões sobre uma representação social compondo formas simbólicas
Resumo
Esse trabalho busca investigar uma representação social de mente generalizada, recorrente no tempo histórico, a partir do estudo de duas formas simbólicas: a da língua hibiru - mito pré-diluviano que afirmava que as mentes humanas eram conectadas pela língua original anteriormente ao surgimento da Torre de Babel - e a world wide web 3.0 - que ambiciona a conexão das mentes a partir de um processo de convergência por atratores sinérgicos. Nessas duas formas está presente uma representação social da mente que se quer normativa: o ideal é que esta seja progressivamente superada em sua individualidade e que os indivíduos tornem-nas numa mente generalizada. O mito advoga isso colocando o passado como a perfeição, enquanto a world wide web 3.0 coloca essa expectativa no futuro com o desenvolvimento de uma inteligência coletiva. Ou seja, há ressignificação em seus elementos periféricos (antiguidade e era digital), mas um núcleo duro permanece.
ABSTRACT
This work seeks to investigate a generalized social representation of mind, recurrent in historical time, from the study of two symbolic forms: that of the pre - Diluvian Hibiru - myth which asserted that human minds were connected by the original language prior to the emergence of the Tower of Babel - and the world wide web 3.0 - which aspires to the connection of minds from a process of convergence by synergistic attractors. In these two forms there is a social representation of the mind that is normative: the ideal is that it is progressively overcome in its individuality and that individuals make them a generalized mind. The myth advocates this by putting the past as perfection, while the world wide web 3.0 puts that expectation in the future with the development of a collective intelligence. That is, there is resignification in its peripheral elements (antiquity and digital age), but a hard core remains.
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