Menina bonita do laço de fita: a mulher negra no conto de literatura infanto-juvenil enquanto representação da cultura afro-brasileira

Kelly Nobre Nobre da Silva, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida

Resumo

A presente pesquisa é parte constitutiva do trabalho dissertativo que tem por temática: As múltiplas faces da mulher nos contos de literatura infantojuvenil da escritora Ana Maria Machado. Tal pesquisa dissertativa ainda se encontra em andamento e é um dos requisitos para obtenção de título de mestre em Letras Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros. O presente artigo contém a análise da obra literária Menina Bonita do Laço de Fita; este visa analisar a contribuição da presença da mulher negra no conto de literatura infanto-juvenil enquanto representação da cultura afro-brasileira. Para tal abordagem a metodologia utilizada é de cunho bibliográfico com o objetivo de levantar discussões acerca do respeito à diversidade étnico-racial presente na cultura brasileira.

Palavras-chave

Cultura Afro-Brasileira; Conto Infantojuvenil; Protagonismo Feminino.

Texto completo:

PDF

Referências

ABL, Academia Brasileira de Letras. Anuário 2007-2011. Publicações da ABL Coordenação e atualização Maria Celeste Garcia. Acesso em 06 de março de 2023.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1980.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: Acesso em 16 de março de 2023.

DE PERRAULT, GRIMM, ANDERSEN & OUTROS. Contos de Fadas. Apresentação: Ana Maria Machado. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Editora Zahar. Rio de Janeiro, 2010.

MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. Desenhos Walter Ono. São Paulo: Melhoramentos, 1986.

RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro. A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo, 2ª ed. Editora Companhia das Letras. 1995.

SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. Kalina Vanderlei Silva/ Maciel Henrique Silva. – 3 ed. , 5ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2015.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud