Riscos do Estado de Exceção Judicial decorrente da Pandemia do Coronavírus

Felipe Ribeiro Cazelli, Vinícius Ribeiro Cazelli, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer

Resumo

Trata-se no presente artigo de uma análise da postura adotada pelo STF no julgamento da ADI nº 6357, avaliando-se se esta configurou o início de um Estado de Exceção Judicial. A princípio formulou-se a hipótese de que, ao permitir o descumprimento circunstancial da norma constitucional e da legislação infraconstitucional, o Supremo agiu de forma ativista, incentivando julgamentos de primeira e segunda instância com parâmetros extrajurídicos, configurando, ao fim e ao cabo, um Estado de Exceção Judicial. O trabalho teve, assim, como objetivos de pesquisa: 1) apresentar o cenário do julgamento da ADI nº 6357, na qual foi autorizado o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal enquanto durar a pandemia; 2) analisar se a postura adotada pelo STF enquanto guardião da Constituição pode ser vista como ativismo judicial; 3) analisar o julgamento da ADI nº 6357, dentro do cenário de combate à pandemia do Coronavírus; 4) contribuir para o direcionamento de uma adequada prestação jurisdicional e para a defesa da ordem jurídica, tendo como base teórica para o diálogo as ideias do professor Lenio Streck.

Palavras-chave

Judicialização; Ativismo Judicial; Estado de Exceção Judicial; ADI nº 6357; Coronavírus

Texto completo:

PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio.Estado de exceção. tradução de Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

BARROSO, Luís Roberto. A judicialização da vida e o papel do Supremo Tribunal Federal. Belo Horizonte: Fórum, 2018.

CAZELLI, Vinícius Ribeiro. Limites à judicialização da saúde pública. 2021. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, 2021.

INSPER. Judicialização da saúde no Brasil: perfil das demandas, causas e propostas de solução.Brasília: CNJ, 2019. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2011/02/95da70941b7cd226f9835d56017d08f4.pdf. Acesso em: 25 dez. 2020.

NOVELINO, Marcelo. A influência de fatores extrajudiciais nas decisões do STF. Salvador: Editora JusPodivm, 2021

PERLINGEIRO, Ricardo. Funções administrativas (executivas e de solução de conflitos) guiadas pela supremacia dos direitos fundamentais. Revista de Direito Administrativo– RDA. Lisboa, v. 9, p. 103-112, set. 2020.

STRECK, Lenio Luiz. Dicionário de hermenêutica: quarenta temas fundamentais da teoria do direito à luz da crítica hermenêutica do Direito. Belo Horizonte (MG): Letramento, 2017a.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica e jurisdição: diálogos com Lenio Streck. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2017b.

STRECK, Lenio Luiz. O que é isto – decido conforme minha consciência? 6. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2017c.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud