Josef Ganz e o seu reconhecimento póstumo: um judeu na disputa pelas patentes da criação de um carro popular na Alemanha Nazista

Fabiano Cabral de Lima

Resumo

A Volkswagen que conhecemos atualmente, é uma indústria, de origem alemã, do pós-Guerra. O seu projeto inicialmente idealizado na Alemanha, tinha o objetivo de desenvolver a indústria automotiva local, durante a II Guerra Mundial, através de investimentos em projetos automotivos, realizados por indústrias na Alemanha. Adolph Hitler, o então chanceler alemão, incentivou pesquisas tecnológicas dessas empresas, que buscaram um produto que tivesse um valor de 1000 marcos, e conduzisse quatro pessoas a bordo. Oficialmente é entendido que o projeto de Ferdinand Porsche ganhou em uma concorrência entre as empresas, e assim, nos anos trinta, nasceria o Volkswagen, ou “o carro popular” na Alemanha, fabricado pela indústria estatal KDF-Stadt. Recentes investigações trouxeram à tona a participação de um Judeu na concorrência da época da criação do carro, e que a sua participação sofreu uma tentativa de apagamento pela Alemanha Nazista. Como é contada a História da origem deste automóvel no tempo presente? Essa é a questão que motivou o presente trabalho, que se baseou em buscas no Google Scholar e em sites automotivos.

Palavras-chave

Volkswagen, História do automóvel, memória coletiva, memória, Fusca

Texto completo:

PDF

Referências

ABRIL COLEÇÕES. Veículos Militares 1906-1943. São Paulo, Abril, 2010a.

ABRIL COLEÇÕES. Veículos Militares 1943-1974. São Paulo, Abril, 2010b.

ABRIL COLEÇÕES. Veículos Militares Pós-1974. São Paulo, Abril, 2010c.

BURKE, Peter. “História como memória social”.In: Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2000, p. 67-89.

DEMAISON, André Leonardo. Elementos estéticos no design automotivo e sua influência na percepção do usuário: uma análise do ponto de vista do repertório pessoal. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Design. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. 2021.

DEMAISON, André et al. DEPOIS DA CARROÇA: Uma introdução sobre a evolução do Design Automotivo in: DEMAISON, et ali. Multifaces do Design: Reflexões além da sala de aula. Editora da Universidade do Maranhão. 2021.

DURKÉIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução: Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1985.

LE GOFF, Jacques. “Memória”.In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1990, p. 423-483.

RAMALHO, Margarida de Magalhães. Vilar Formoso, fronteira da paz. Câmara Municipal de Almeida, 2014.

RIBEIRO, Adriana Barbosa; DOS SANTOS NOJIMA, Vera Lucia. Design Emocional: empatia e contextualização. Arcos Design, v. 7, n. 2, p. 94-112, 2013.

RIEGER, Bernhard. O Carro do Povo, a biografia do carro mais popular do planeta. L&PM Editores. 2015.

SOARES, João Pedro de Jesus. Estudo e otimização da tampa de reforço de um cárter diferencial com engrenagem espiral cónica hipóide. Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica. Especialidade de Produção e Projeto, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. 2016.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

HOBSBAWM, Eric J. Feiticeiros e Aprendizes in HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

NATIONAL ARCHIVES OF AUSTRÁLIA. Site. < http://recordsearch.naa.gov.au/SearchNRetrieve/Interface/ViewImage.aspx?B=3349216> Acesso em: 02 julho de 2022.

MIRANDA, Denner de Almeida; RIBEIRO, Gustavo da Silva. Evolução metalúrgica e tecnológica dos motores a combustão interna de Quatro Tempos. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Mecânica. Universidade de Taubaté. 2018.

NASSER, Roberto. Ganz Standard Superior, pai do Fusca, vai para museu. Site Auto Papo. Ano de publicação: 2018. Site: < https://autopapo.uol.com.br/noticia/ganz-standard-superior-pai-do-fusca-vai-para-museu/ > Acesso em 02 de julho de 2022.

POLLACK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio deJaneiro, vol.2, n. 3, 1989, págs. 3-15.

REVISTA QUATRO RODAS. ACERVO DIGITAL. Disponível Em: < http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx> Acesso em: 02 de julho de 2022.

SANNIA, Alessandro. Fusca – O veículo de maior sucesso da História. Tradução: René Ferri. São Paulo. Editora Escala. 2012.

SANTOS, Arthur. Comparativo no Setor Automotivo entre as Marcas Comum e Premium, na Cidade de Goiânia, nos Anos de 2015 a 2019. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Econômicas. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2020.

SCHILPEROORD, Paul. A Verdadeira história do Fusca – Como Hitler se apropriou da invenção de um gênio judeu. Tradução: Juliana Moura Bueno. São Paulo: Editora Alaúde. 2011.

STIFTUNG AUTOMUSEUN VOLKSWAGEN. Disponível em: Acesso em 02 de julho de 2022.

UOL. BestCars. Disponível em: < http://bestcars.uol.com.br/cpassado3/fusca-2.htm#fp> Acesso em 02 de julho de 2022.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud