Apontamentos sobre o simbolismo militar: atitudes, rituais, gestos e signos que se traduzem em manifestações de poder dentro do Campo Militar

João Nunes Figueiredo

Resumo

O presente artigo trata da simbologia militar expressa nas atitudes, rituais, gestos e signos, nas Polícias Militares, como referenciais de manifestações de poder nas relações interpessoais internas. Procuramos explicar práticas comuns desse microuniverso, envolvendo as relações de poder entre superiores e subordinados, dentro do escalonamento hierárquico, a partir dos conceitos de opressão, de Wilhelm Reich, campo social e habitus, de Pierre Bourdieu, e representação social, de Serge Moscovici. Discorre sobre a pedagogia militar e alguns comportamentos típicos desses profissionais. O campo militar possui uma lógica totalmente diferente dos campos da sociedade civil e o texto mostra as peculiaridades de um e outro.

 Palavras-chaves: Simbologia, Polícias Militares, Campo, Habitus.

Palavras-chave

Simbolismo militar, Relações de poder, Autoritarismo

Texto completo:

PDF

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17 ed., 1987.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

FIGUEIREDO, João. Wilhelm Reich e o conceito de opressão: Uma abordagem filosófica sobre as relações de poder na obra Psicologia de Massas do Fascismo. Montes Claros/MG: Unimontes, 2009. (Monografia de conclusão do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia / Unimontes – linha de pesquisa: Filosofia política).

BORDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Lisboa: Difel, 1989.

BARRETO. Marcelo Menna. O bolsonarismo tem tendências nazistas e fascistas, diz historiador judeu. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/politica/2021/06/o-bolsonarismo-e-nazifascista-diz-historiador-judeu/. Publicado em 17/06/2021. Acesso em 31/03/2022.

MELLO, Waldyr Jansen de. Manual de Formação do Soldado. 12. Ed., São Paulo: CIB, 1985.

OLIVEIRA JÚNIOR, Almir de. Cultura de Polícia: cultura e atitudes ocupacionais entre policiais militares em Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado, Belo Horizonte, UFMG, 2007.

REGULAMENTO DE CONTINÊNCIAS, HONRAS, SINAIS DE RESPEITO E CERIMÔNIAS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS (RCont), Brasília-DF: DOU, 1997.

REICH, W. Psicologia de massas do fascismo. Tradução J. Silva Dias. Porto: Publicações Escorpião, 1974.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud