Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Parajás?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

Os artigos devem ser digitados no Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito e formatados em folha tamanho A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas e margens de 2,5 cm de cada lado. Os títulos das seções do corpo do texto devem ser escritos em caixa alta. O texto deve ser justificado e a primeira linha dos parágrafos deve apresentar afastamento de 1,25 cm.

 

O texto deverá ser enviado para análise no template disponível para download aqui.

 

Organização do texto (artigos originais e relato de experiências):

 

TÍTULO: Apresentado em português e sua versão para o inglês. No caso de textos apresentados em Inglês ou espanhol, o título dever apresentado em língua portuguesa.

 

Resumo: Deve possuir entre 150 e 250 palavras, escrito em um parágrafo único, justificado. Os resumos devem ser estruturados, destacando-se os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. O resumo não deve conter abreviações, nem citações. A palavra resumo deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha da palavra Resumo.

Palavras-chave: Incluir de três a cinco palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo, separadas entre si por ponto e vírgula. A expressão palavras-chave deve ser escrita em caixa baixa, em negrito, seguida de dois pontos.

Abstract e Key words: Apresentar o resumo e as palavras-chave em inglês. Se o artigo for escrito em inglês ou espanhol, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em português.

Corpo do artigo: O corpo do artigo deverá ser dividido nas seções indicadas para cada modalidade. Antes das referências, os autores devem explicitar se o trabalho foi financiado, se é resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado 

Tabelas e ilustrações: 

As tabelas devem ser confeccionadas em programa compatível com Word for Windows, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte superior. As tabelas são mencionadas no texto acompanhadas do seu respectivo número, podendo integrar o texto, ou entre parênteses no final da frase. Exemplo: Na tabela 1, observou-se... ou (Tabela 1). Preferencialmente, não repetir em gráficos os dados apresentados em tabela.

As ilustrações (gráficos, desenhos e figuras) devem ser aquelas estritamente necessárias à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte inferior. As normas para indicação das ilustrações no texto são as mesmas descritas para tabelas. É permitida a inclusão de, no máximo, cinco tabelas e/ou ilustrações. Quando a ilustração já tenha sido publicada anteriormente, deverá apresentar dados sobre a fonte (autor, data e página) de onde foi consultada, abaixo do título e sua referência completa deve fazer parte da lista de referências.

Citações:  As citações diretas, de até três linhas, deverão ser inseridas no texto, entre aspas. Citações diretas de quatro linhas ou mais devem constituir parágrafos independentes digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 11, sem aspas. A supressão de parte da citação direta deve ser indicada com colchetes e reticências: "[...]".

Referências: A seção referências bibliográficas deve conter, em ordem alfabética de sobrenome dos autores, as referencias feitas ao longo do artigo. Deverão ser seguidas as normas da ABNT para a apresentação destas referências.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  3. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  6. URLs para as referências foram informadas quando possível.
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista Parajás se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Os autores, ao submeterem seus artigos, já estarão declarando autorização para publicação na Revista Parajás, caso aprovados os artigos.

Os trabalhos publicados comporão o acervo intelectual da Revista Parajás, de modo que em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Revista Parajás.

A Comissão Editorial da Revista Parajás não se compromete a devolver as colaborações recebidas.


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.